quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ROMA!!!!

Enfim...Roma!

Finalmente, ao fim de um mês e meio, tenho net em casa! Finalmente, ao fim de um mês e meio ja não tenho de subir ao terraço duas vezes por dia e roubar net ao vizinho do lado! Finalmente sei o que se passa no mundo!!=)
Roma é sem dúvida uma das mais belas cidades da Europa, com tudo o que isso trás de bom e mau. É uma lição de cultura em cada rua, em cada esquina, a cada minuto. É um caos, que tenta ser organizado e que, até funciona dentro do possível. É um perigo no que diz respeito a carros, condutores e, acima de tudo, a atravessar estradas!!! Nunca tentem atravessar uma estrada sem olhar 20 vezes para o lado esquerdo e outras 20 para o lado direito...ah! e durante a travessia, não se distraiam porque é bem provável que algum louco pense que o sinal vermelho significa avançar em vez de parar!!!
Só começei as aulas esta semana, o que significa, basicamente que tive este tempo todo sem fazer nada...nada para além das festas, das poucas aulas de italiano, das idas ao supermercado (o nosso passatempo preferido nos primeiros dias!) e das muitas caminhadas pela cidade.
Roma, não é uma cidade de estudantes, bem pelo contrário, só os vemos mesmo na faculdade! A minha faculdade é considerada de esquerda, de pessoas pobres! Aqui todos torcem o nariz quando digo que estudo na Roma Tre! O ideal é mesmo estudar na La Sapienza (com a qual a Nova não tem acordo), a segunda maior faculdade da Europa...nada grande, portanto!!
Por cá, os professores parecem não gostar de Erasmus, e gostam menos ainda quando falamos em inglês. “Siamo a Italia, parlamo italiano”, parece ser a frase preferida do nosso querido coordenador de Erasmus! Das cinco cadeiras que estou a pensar fazer, apenas em duas é possível fazer o exame em inglês; em todas as outras, o exame é oral e em italiano!!! E, ao contrário do que se possa pensar, aprender italiano não é tão fácil como parece. Facilmente se percebe o que nos dizem mas, dificilmente conseguiremos responder e elaborar uma frase mais complicada!
Por cá, mudei de nome, passei a chamar-me Inessss, em vez de Inês! (Nem quero experimentar dizer que os meus amigos me chamam Ruiva, ia ser no mínimo engraçado!!!). Vá-se lá perceber porquê, todos acham uma piada doida ao meu nome e, por norma, repetem-no por horas depois de me conhecerem!
A minha casa: é fantástico viver no bairro mais típico de Roma – Trastevere! No meio da cidade e com um terraço de fazer inveja a muitos dos que vivem nas Amoreiras!!! É horrivel não viver numa residência, ter de lavar a loiça, arrumar o quarto, a casa, a casa de banho, ter de cozinhar...enfim, ter vida de dona de casa! Por aqui, vemos de tudo: desde turistas a pitas italianas co a mania que são gente! Aliás, as italianas e os italianos não são tão giros como dizem mas, são sem dúvida peocupados com a sua imagem! Elas maquilham-se imenso!! Começo, eu própria a sentir-me mal por sair de casa apenas com um pouco de corrector para disfarçar as olheiras!! Até as miúdas de 12 anos andam com um risquinho preto nos olhos!
A noite não é fantástica, aliàs é bem parecida com a noite portuguesa em termos de música: algum house e alguma musica comercial. Por norma, não se paga à entrada mas há uns sítios ditos italianos e não de Erasmus que se paga 5€ para entrar (uma coisa absurda portanto!!!). Não existem happy hours mas existem imensos botellons em frente a estações de metro, praças e todo o sítio com um passeio e uma escada onde nos possamos sentar. Ainda não apanhei nenhuma bebedeira, daquelas séias de não me lembrar de nada, mas teve lá perto...bem perto! Felizmente, não existem fotografias dessa fabulosa noite!!
A maioria dos Erasmus são espanhois e belgas, havendo u ou outro tedesco que é como quem diz, alemão! Por norma, saio mais com portugueses, mas encontramo-nos sempre todos nos mesmos sítios, pelo que é como se fossemos todos uma grande família!! De notar também a óptima companhia que a Sara me tem feito neste últimos tempos... os nossos passeios, as nossas conversas e todas as nossas risadas pelas ruas de Roma!!!

Pronto, penso que é tudo...até à próxima!!!
E já sabem, quem quiser aparecer é mto bem vindo=D

8 comentários:

Anónimo disse...

Aleluia noticias romanas! Espero que agora apanhes o gosto ;)
Trastevere não é um bairro mesmo perto de uma ponte? Um sitio onde fazem muitas feirinhas e com imensa vida artistica? Eu acho que estive aí :)
*

hcg disse...

Não sei se as pobres crianças, sós e abandonadas, que deixaram para trás podem expressar-se neste blog, mas permitam-me a audácia. Gostaria de referir que neste momento já não tenho cotovelos mas sim côtos que ardem com ardor e me provocam comichões várias. De se notar que nada tem a ver com o facto de estarem em vários países em simultâneo a curtirem a vida nem a receberem carros pelos anos. É só uma alergiazinha...
De qualquer das formas, é bacano saber que todo o pessoal está vivo e que agora escreve e tudo!!
Observarei o vosso progresso silenciosamente enquanto os meus côtos me permitirem aceder à net.

Proceed livin life.

Ofiderzien
Chiao
Adios
Roodbye
PolSharopovKournikaskybye
[拍客]机场偶遇世界第一巨人鲍喜顺

Erasmicos disse...

Claramente nunca viveste numa residência. Vida de dona-de-casa é coisa q não falta por aqui na Home Koningin Fabiola.

Aposto que vou escrever mal, mas "Bacci ragazza!"

Anónimo disse...

E não é que isto do dutch é uma merda. Com a página assim não percebo nada e publico comentários em nome de ninguém... Enfim.

Fixe disse...

Inês!!! Ma che cosa fai? (a única frase que sei em italiano lol) Isso do "Estamos em Italia, falamos Italiano" é mm à Espanhol/Italiano/Frances, etc Enquanto que nos andamos aqui a defender a lingua inglesa, eles pensam que a lingua deles serve de muito no mundo!

So estive 1 dia em Roma, mas lembro-me perfeitamente de 2 coisas: os condutores loucos e o Vaticano Lol

Boa sorte com as tuas aulas e com as idas ao supermercado (talvez a actividade mais divertida/estranha/surreal quando se esta no estrangeiro) Ciao!

JP disse...

Já tenho visita marcada!

P.S.- Caro Henrique, de bom grado lemos os teus comentários! Já agora, aqui nem Barcelona não se diz Adiós, mas sim Deu (como no nosso pretérito perfeito do verbo "dar" na 3ª pessoa do singular!)

Lily disse...

Hihihi! Faltam apenas 7 dias para te fazer companhia e espero viver um bocadinho dessa Roma fantástica que toda a gente diz ser.
Baci ragazza.A presto

Anónimo disse...

ciao principezza. mi piace di sentire che stai benne e ti piace fare la casalinga. voglio tantissimo andare da te. fino quando rimangi a roma?? baci

rubene lol