quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bácáláou cón Gráu

Hoje dei numa de sopeira... literalmente. Só me faltava o buço e a voz esganiçada! De resto, o que importava estava lá: a sopa! Nunca tinha feito algo tão refinado, mas juntar 3 batatas, 3 cenouras, 1 cebola, 3 folhas de couve, meio alho francês, grão a gosto, uma pitada de sal, azeite q.b. e óregãos (???) não foi de facto tarefa difícil. Fui ao mercado cá da zona, comprei os ditos legumes como se não fizesse outra coisa desde que terminei a 4ª classe (inclusivé mandei uma cebola ir para tás porque estava estragada! O espanholeco a armar-se em espertinho hein?!)Bem a minha mãe me dizia que não havia nada que saber na dita fazedura, mas para quem faz sopas divinais de tudo e mais alguma coisa desde que eu me conheço, acredito que a ciência não seja muita. Para mim parecia ficção científica! Ainda por mais porque cá em casa, para além de micro-ondas, também não há varinha mágica (será daí se chamar mágica? Nas mãos das pessoas certas realmente aquilo transforma umas coisas desenchabidas num alimento divinal!) o que faz da tarefa um quase feito épico. Camões cantaria como eu tive uma hora a desfazer todo o santo legume a dimensões minimas, para que depois por acção dos deuses (e da Endesa também, que sem ela não havia gás cá em casa!) estes se transformassem em caldo. O Ben disse que "va a ser una sopa muy rica". Tem olho para a coisa o rapaz!


(este panelão parece daqueles que pertencem ao imaginário colectivo das sopas da cantina, com uma senhora muito bruta a sevir pratadas daquilo a torto e a direito... "Ai o menino não quer? Mais fica!"... No prato tem melhor aspecto!)


Enquanto isso, e porque quem rompe horizontes não se importa de o fazer uma vez mais já que à dúzia sai mais barato, resolvi cozer grão. Ganda maluco! Pois é, mas não foi assim à modernaço, de ir ao Dia e comprar aquilo já cozido, em frasquinhos de vidro. Não, foi à antiga: fui ao Dia, comprei sequinho, demolhei-o de um dia para o outro para inchar, e hoje cozi-o. Inclusivé, sabedoria das sabedorias (mãe, claro!), usei a aguadilha da cozedura para a sopinha! Como estava numa de fazer da cozinha a minha melhor amiga, cozi uma posta de bacalhau, piquei uma cebolinha, e voilá, bacalhau com grão! Deleitem-se...




(falta a salsinha!)

P.S. - Aqui vai uma mensagem de incentivo para quem agora dá os seus primeiros passos nesta coisa que tem um www antes. Benvinda Mãe! (Já viste, o teu filhinho tão engraçadinho!)

Sem comentários: