sábado, 26 de janeiro de 2008

Saudade ou Nostalgie?

Hoje tive saudades. Tive mesmo muitas saudades. Nem de Portugal, nem de casa, nem dos amigos, nem da família, mas de Gent.
Viver em Overpoort é uma benção amaldiçoada, como descobri desde que voltei para cá. Nesta rua onde desgraças acontecem constantemente, onde se mija em todos e cantos e linhas rectas também, onde há vomitados no chão de vinte em vinte metros, onde há mais bares do que mandam as boas leis do urbanismo e onde a ASAE seria certamente proactiva, agora, há silêncio.
Gent é verdadeiramente uma cidade de estudantes e nesta altura, os estudantes, estudam. Toda a gente tem exames, toda a gente tem papers, toda a gente tem algo académico para fazer. Os escapes desta vida de aprendizagem passam a ser aquelas coisas que antigamente eram obrigações: cozinhar, tratar da roupa, ir às compras, etc.
Toda a gente está diferente, até os belgas. Normalmente otários (mesmo uns com os outros) agora são todos amiguinhos, jogam às cartas, cozinham e jantam em grandes magotes e continuam a ser otários, mas um bocado menos (pelo menos uns com os outros).
À sexta-feira, no entanto, ninguém resiste a ir a esse sítio que é a casa de todos os Erasmus de Gent: The Porter House Irish Pub, ou Porters para os conhecidos.
Com alguns flashbacks da loucura que foi até Dezembro, até o Porters está diferente... Toda a gente pergunta "Então, ainda vais ficar muito tempo?", "Epah daqui a pouco vou embora que amanhã tenho que estudar e tal", "Pois, é como eu e tal" e mais uma hora passa e repete-se o ritual "Então, ainda vais ficar muito tempo?", "Epah daqui a pouco vou embora que amanhã tenho que estudar e tal".
Mas nesta sexta-feira o Porters estava ao rubro - a mescla de gente que frustrada por passar a semana a estudar juntou-se com os que já acabaram os exames e estão em modo "loucura" e fica, como se diz por cá, "tudo tudo tolo".
Ver aquelas caras a sorrir, aquelas testas a reluzir, aqueles copos nas mãos, aqueles esgares embriagados, ser apalpado por quem no seu estado normal não nos falaria, viver aqueles que sempre, para o bem e para o mal nos falam, traz saudades. Já se diz "Só falta uma semana", "When are you leaving?", "I want to visit Portugal in the Summer", "When you do send me an e-mail"...
Está-se a acabar a boa vida, começa-se a sentir-se o fim e depois ainda tem que se estudar.Ontem o Porters tava ao rubro e nunca me custou tanto vir embora "cedo" porque no dia seguinte tinha que estudar.
Vou esquecer a maioria do que vou pôr à pressão na cabeça para daqui a uns dias descarregar numa folha de papel, mas vou relembrar sempre aquelas caras a sorrir, aquelas testas a reluzir, aqueles copos nas mãos, aqueles esgares embriagados, ser apalpado por quem no seu estado normal não nos falaria, viver aqueles que sempre, para o bem e para o mal nos falam.
Ik heb oefening zes al gemaakt. Ik ben Tiago en ik woon in Gent. Wat is jouw naam?
Tiago

2 comentários:

Colombianita disse...

É difícil o adeus.. é verdade. Mais quando se viveu tanto, em tão pouco tempo.
Depois, so ficam as lembranças..boas ou más, mas sempre ficam :)

Fixe disse...

Fiz um passeiozito pela Europa em final de Janeiro e visitei Bruges e Ghent num dia. Bruges é lindissimo, mas Ghent nao fica nada atrás, com a imponente fortaleza, os canais e, como dizes neste post, estudantes e gente jovem por TODO o lado! Gostei imenso da cidade e ainda mais do waffel com chocolate que lá comi! Mmmm, se a gula fosse pecado... Ah, afinal é!