sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O Fim!

Daqui a meia hora apanho o combóio que tem como destino Aeroport del Prat, vulgo Aeroporto de Barcelona.
Chega ao fim esta aventura, no sentido literal do termo. A poucas horas de pisar de novo Portugal, olho para trás e aquele 12 de Setembro já me parece tão longe... o chegar a esta cidade, enorme em tudo, sem saber quase nada, e a partir de aí construir todo um novo mundo, uma nova realidade.
Conheci muita gente, dos mais variados sítios. De alguns gostei e fiquei amigo, de outros não gostei e deixei passar.
Volta e meia vem-me à ideia aquela discussão batida do "o que é suposto ser o Erasmus": as bebedeiras que é suposto apanhar, as raparigas que é suposto namorar, as aulas a que é suposto faltar, as noitadas a que é suposto não faltar.
Sinceramente, não haverá pensamento mais parvo, o de pensar que há uma receita única e perfeita do Erasmus. Se o Erasmus faz parte da nossa vida, e se não há uma percurso definido, cada um faz o que quer dela, a que propósito é que aqui devia ser diferente?
Bem, talvez para rematar seja a altura de algumas conclusões.
Não sei bem o que é suposto reter do Erasmus, mas uma coisa para já fica.
O perceber que por muito diferentes que os povos sejam, nas suas tradições, costumes, educações, maneiras de ver o mundo, e por muito que nos custe aceitar essa diferença ("que raio de educação que tem esta gente!"), vejo nisso mais um motivo para nos aproximar-mos uns dos outros, nos conhecer-mos, e aproveitar-mos enquanto por cá andamos, em vez de nos fecharmos em fronteiras que já só existem mesmo no mapa...
Não será perfeito, mas será certamente melhor!

3 comentários:

Anónimo disse...

ok..ja percebi porque é que perdeste o avião =P Esse vicio na blogosfera fez com que eu e a badalhoca mor esperassemos por NINGUEM no aeroporto!E ainda ganhamos o premio de empurrar o carro pa casa ;)

Embora não pareca:Bem vindo!!

kisses

Anónimo disse...

Lol! Sinto-me mais feliz! Ao menos não é só a minha mãe q perde o avião!!!
bjufas*

Anónimo disse...

É isso mesmo Jotinha, concordo plenamente contigo, porque sinto exactamente o mesmo! Mas agora, vamos continuar na nossa vida normal com muitos programinhas Roda Viva ;D beijão